This website does not support Internet Explorer. Please, switch to Edge, Chrome, or Firefox browser to view this page.

Learn about IE support
Best Practices

Os 9 benefícios que uma Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos fornece

Control tower blog header
Published: Reading time: 7 min
o9 Solutions The Digital Brain Platform
o9 SolutionsThe Digital Brain Platform
Published:

Líderes e profissionais de Supply Chain têm uma pergunta comum: “O que é uma Torre de Controle e que benefícios ela trará para minha organização?”. Abordamos a primeira parte desta pergunta em nosso blog anterior "O que é uma Torre de Controle e Por que Você Precisa de Uma?", que define o que elas fazem e aborda de forma ampla os resultados em alto nível. Agora vamos nos aprofundar na segunda parte da pergunta (“que benefícios ela trará para a minha organização?”), que é a mais importante.

Quais resultados específicos uma Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos entregará para sua organização?

Fundamentalmente, o benefício principal de uma Torre de Controle é a capacidade de avaliar, abordar e executar ações a partir de eventos em sua cadeia de suprimentos de maneira holística e conectada. As Torres de Controle alinham pessoas, processos, dados e objetivos para responder às seguintes perguntas, conforme definido pelo Gartner:

  • Os clientes (sejam internos ou externos) estão recebendo o que desejam no momento em que desejam?
  • A organização é capaz de fornecer esse serviço dentro do seu orçamento e nos níveis de estoque adequados?
  • A organização está alcançando seus objetivos ao mesmo tempo em que mantém os níveis de qualidade?

Essas são questões críticas nas quais a gestão da Cadeia de Suprimentos precisa ficar de olho. As Torres de Controle habilitadas por IA/ML respondem a essas perguntas oferecendo os seguintes seis benefícios:

1. Visibilidade Ampliada: As Torres de Controle recebem dados internos e externos em formatos estruturados e não-estruturados que seguem um produto desde o pedido até a entrega. Essa visibilidade aprimorada elimina três preocupações específicas: a busca caótica por informações para entender o que está acontecendo, a correria para resolver um problema quando ele é identificado e a ansiedade que surge ao tomar uma decisão sem entender todas as ramificações e esperando que a escolha certa tenha sido feita.

2. Base Comum de Indicadores de Desempenho: Claramente, quando uma organização está se comunicando bem, a produtividade melhora, uma visão comum emerge, e toda a equipe avança em uníssono em direção a um objetivo final. No entanto, se esses objetivos comuns não forem identificados e comunicados, o resultado é conflito interno e confusão. Uma Torre de Controle alinha todos os usuários em um conjunto de prioridades, como OTIF, Tempo de Ciclo de Pedido, valor total do estoque e outros KPIs de alta prioridade.

3. Análises de Causa Raiz e Ações Corretivas: Assim como o ditado "Dê um peixe a uma pessoa, e ela comerá por um dia; ensine-a a pescar e ela sempre terá o que comer", a capacidade de fazer uma análise de causa raiz e determinar as ações corretivas é um diferencial estratégico. Uma Torre de Controle alimentada por IA/ML aprende quais relações complexas (muitas vezes indetectáveis na imensa quantidade de dados) causam impactos negativos, abordando-os preventivamente antes que escalem para um nível de crise. Essa automação proporciona aos planejadores tanto uma maior sensação de segurança e facilidade, quanto a capacidade de focar em tarefas de maior valor ao longo do seu trabalho.

4. Visibilidade e Colaboração em Tempo Quase Real: Existe um valor inerente em qualquer nível de visibilidade e comunicação organizacional. Dados históricos são benéficos ao fazer uma análise pós-jogo do que deu errado: basta perguntar a qualquer técnico de futebol o quanto é importante revisar e discutir videos do jogo para aprender com os erros. No entanto, essas análises levarão a equipe apenas até certo ponto. Existe um valor muito maior em informações em tempo real durante o jogo e na capacidade de mudar a tática durante a partida. As Torres de Controle fornecem a capacidade de ver o que está acontecendo em tempo quase real, fazer brainstorming com a equipe relevante e mudar as táticas para vencer.

5. Melhor Conectividade de Dados: Por mais clichê que seja, dados são o novo petróleo. Não são os dados brutos que criam valor, mas os insights derivados das conexões sutis escondidas dentro de oceanos de dados. Infelizmente, o cérebro humano não é capaz de se concentrar em mais do que duas coisas ao mesmo tempo. Portanto, é impossível para um líder de cadeia de suprimentos dar sentido às centenas, milhares e até milhões de dados que podem capacitá-lo a tomar uma decisão verdadeiramente informada. Aproveitar uma plataforma construída para este propósito que reúne todos esses dados e fornece um ou dois resultados para se concentrar torna a vida dos líderes de Cadeia de Suprimentos mais gerenciável e oferece melhores resultados.

6. Previsões Mais Precisas: Cada benefício nesta lista é um componente crítico para o sucesso usando uma Torre de Controle. No entanto, concluímos esta lista propositalmente com o benefício final de previsões mais precisas, baseadas nos cinco itens mencionados anteriormente. Com todos esses elementos funcionando em sincronia (Visibilidade Ampliada, Base Comum de Indicadores de Desempenho,  Análises de Causa Raiz e Ações Corretivas, Visibilidade e Colaboração em Tempo Quase Real e Melhor Conectividade de Dados), as recomendações geradas a partir de uma Torre de Controle habilitada por IA/ML criam uma vantagem estratégica e impulsionam o negócio a níveis mais altos de desempenho.

Transforme táticas em benefícios estratégicos para a Cadeia de Suprimentos

Os seis benefícios táticos mencionados acima que são habilitados pelas Torres de Controle da Cadeia de Suprimentos convergem para entregar três benefícios estratégicos:

7. Alinhamento na Tomada de Decisão: Por mais simples que essa declaração seja, a complexidade e a capacidade de alcançá-la são bastante difíceis. Dentro de grandes organizações, há dezenas, senão centenas de pessoas envolvidas, sem mencionar as equipes externas. É uma tarefa monumental fazer com que líderes empresariais em várias geografias, com objetivos muitas vezes contraditórios, cheguem a um consenso em uma decisão. Esse desafio é minimizado por meio de uma Torre de Controle que sincroniza todos na mesma página. A decisão deixa de se basear em uma opinião individual — e seu inerente viés — para se basear em fatos e dados do que é melhor para o negócio.

8. Entendimento dos Impactos Subsequentes: Durante a epidemia de COVID-19, nós tivemos um assento na primeira fila para um “efeito borboleta” em escala global: como o impacto de uma pequena ação pode se propagar e causar mudanças significativas em toda a rede. Na cadeia de suprimentos, essa pequena ação pode ser um novo vírus, mas também pode se apresentar de outras maneiras, como regulamentações governamentais no país do fornecedor, paralisações inesperadas de fábricas, ou o envio errado de uma planilha para uma linha de produção. Cada um desses elementos, por si só, é mínimo, mas os efeitos no segundo, terceiro e quarto níveis podem ser enormes. Uma Torre de Controle pode visualizar o que o efeito borboleta significa para uma cadeia de suprimentos e se o "caos" resultante acabará impactando o retorno de investimento (ROI) da companhia.

9. Aumento da Velocidade Organizacional: A afirmação de que "Tempo é dinheiro. Tempo desperdiçado significa dinheiro desperdiçado, o que significa problemas" não poderia ser mais adequada para a importância de uma Torre de Controle. As Torres de Controle evitam que empresas desperdicem tempo precioso devido a processos desconectados, colaboração deficiente e atrasos enquanto esperam por informações. Em um ambiente competitivo onde um atraso de meras horas pode significar um desastre, a existência de uma visualização clara do que aconteceu, do que poderia acontecer em seguida e do que deve ser feito em resposta é uma ferramenta valiosa no arsenal de uma corporação. Seja suporte à decisão em tempo real ou tomada de decisão autônoma em tempo real, os resultados finais são decisões mais rápidas que significam menos problemas.

O9 whitepaper im control tower mockup

For more information on how these benefits can accelerate performance in your organization

Download our white paper or request a demo today to get a personalized view of the art of the possible using Supply Chain Control Towers.

About the author

o9 Solutions The Digital Brain Platform

o9 Solutions

The Digital Brain Platform

o9 Solutions is a leading AI-powered platform for integrated business planning and decision-making for the enterprise. Whether it is driving demand, aligning demand and supply, or optimizing commercial initiatives, any planning process can be made faster and smarter with o9’s AI-powered digital solutions. o9 brings together technology innovations—such as graph-based enterprise modeling, big data analytics, advanced algorithms for scenario planning, collaborative portals, easy-to-use interfaces and cloud-based delivery—into one platform.

Resources

View our related articles, white papers, use cases & videos

White Paper30 min

The CIO’s Guide to Digital Supply Chain Planning Transformation Leadership

Cio persona whitepaper cover mockup 1
article8 min

What is Replenishment Planning?

by o9 Solutions
O9 blog what is replenishment planning
article4 min

How to Use Your Data Lake for Storage

by Stijn-Pieter van Houten
O9 mof blog how to use your datalake for storage header
article10 min

Allocation Planning Explained

by o9 Solutions
O9 blog what is allocation planning header
video7 min

The o9 Cybersecurity Advantage: Unlocking the Secrets of Top-Ranked Security

Auto draft thumbnail
article8 min

What is Multi Echelon Inventory Optimization (MEIO)?

by o9 Solutions
O9 blog what is multi echelon inventory optimization header
article3 min

How o9 Transforms Disparate ERP Systems into Unified Insights

by Stijn-Pieter van Houten
O9 mof blog bridging erp gaps header
article3 min

Empowering Independence: Reducing Life-Long Dependency on Externals

by Stijn-Pieter van Houten
O9 mof blog empowering independence reducing life long dependency on externals header
article9 min

What is Revenue Forecasting?

by o9 Solutions
O9 blog what is revenue forecasting header
article8 min

The Takeaways from aim10x Bangkok 2024

by Stijn-Pieter van Houten
Hero image blog page
article6 min

How to Solve Data Availability Challenges for Effective Planning

by Stijn-Pieter van Houten
O9 mof blog how to solve data availability challenges for effective planning header
video58 min

AI-driven capabilities to transform planning, decision-making & collaboration across manufacturing organizations

Ai driven capabilities to transform planning, decision making & collaboration across manufacturing organizations thumbnail