This website does not support Internet Explorer. Please, switch to Edge, Chrome, or Firefox browser to view this page.

Learn about IE support
Trending

O que é uma Torre de Controle de Supply Chain e por que você precisa de uma?

Ad 2 1
Published: Reading time: 6 min
o9 Solutions The Digital Brain Platform
o9 SolutionsThe Digital Brain Platform
Published:

As Torres de Controle da Cadeia de Suprimentos foram introduzidas pela primeira vez na década de 1990. Nos últimos 30 anos, houve pouco esforço ou progresso na criação de uma definição universal, e assim, permanece a confusão sobre o que são, como operam e qual é seu potencial futuro. Em vez de tentar alinhar em um entendimento coletivo do que as antigas Torres de Controle da Cadeia de Suprimentos deveriam ser, as empresas devem mudar o foco para identificar casos de uso típicos, visão de futuro e os resultados potenciais habilitados por soluções de última geração.

Para iniciar essa mudança, considere como as Torres de Controle podem ajudar sua empresa a abordar as três perguntas críticas:

  • 1.

    O que aconteceu?
  • 2.

    O que é provável que aconteça?
  • 3.

    Quais ações devem ser tomadas?

Visualise o que é possível

Usando o esclarecimento das três perguntas críticas acima, podemos começar a entender por que uma Torre de Controle é benéfica na teoria e como casos de uso avançados geram valor em toda a empresa para o negócio. No entanto, teorizar a partir de uma torre de marfim não é acionável. Aplicar a teoria à execução começa com a identificação de capacidades específicas de Torres de Controle de última geração que possibilitam à Cadeia de Suprimentos visualizar e impulsionar a melhoria de desempenho em sua organização.

A expectativa mínima é que as Torres de Controle de Supply Chain tenham o objetivo de fornecer um painel conectado que visualize KPIs, métricas e eventos que um profissional de Cadeia de Suprimentos usa para monitorar a saúde da operação e reagir rapidamente a interrupções. Historicamente, a maioria dos dados vem de dentro da organização e talvez do primeiro nível de fornecedores, dependendo da maturidade da cadeia de suprimentos. A volatilidade do desempenho da cadeia de suprimentos nos últimos anos destacou a realidade de que esse nível de informação não é suficiente.

Para ajudá-lo a se preparar melhor para quando a próxima interrupção ocorrer, as Torres de Controle da Cadeia de Suprimentos podem ajudá-lo com:

  • Visualização de dados de desempenho de toda a rede, começando pelos fornecedores do segundo ou terceiro nível (ou mais distantes) até os dados de ponto de venda (POS) e tudo o que está no meio. Isso permitirá que os líderes da cadeia de suprimentos identifiquem e isolem as fraquezas na rede e tomem medidas proativas para fortalecer o desempenho nesses pontos.
  • Planejamento de cenários em tempo real durante eventos disruptivos. Essa capacidade permite que os planejadores encontrem os caminhos alternativos mais lucrativos durante uma disrupção da cadeia. Exemplos dessa volatilidade podem ser ataques cibernéticos, atrasos no transporte, eventos climáticos extremos, picos de demanda não previstos e outros mais. Tanto no lado da oferta quanto da demanda, as Torres de Controle podem analisar vastas quantidades de dados em tempo real para encontrar o caminho ótimo adiante, considerando as opções restantes, economizando tempo e dinheiro para uma organização, ao mesmo tempo em que se melhora a satisfação do cliente.
  • Colaboração e comunicação interfuncional entre equipes internas e externas. Cada vertical está enfrentando interrupções significativas, consolidação e desafios de pessoal. A capacidade de se comunicar em tempo real de forma fácil, que coloca todos os participantes rapidamente atualizados, é imperativa. Mais importante ainda é a capacidade de tomar decisões de forma colaborativa e entender os impactos para todos os envolvidos. As Torres de Controle possibilitam esse nível de comunicação e transparência de forma fácil de entender, economizando tempo e dinheiro para as empresas e eliminando alarmes falsos quando mudanças são feitas inadvertidamente.

Empoderar a Visão de Futuro

Construir essas capacidades dentro da sua Cadeia de Suprimentos requer novas funcionalidades. De acordo com um relatório recente do Gartner, “Resposta Rápida: Estas São as Características de uma Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos” (Quick Answer: These Are the Characteristics of a Supply Chain Control Tower) que qualquer cadeia de suprimentos preparada para o futuro precisa ter:

  • 1.

    Inteligência contínua - Captura de dados em tempo real e de forma contínua (processamento de fluxo de eventos ou monitoramento de atividades de negócio).
  • 2.

    Análises avançadas (Advanced Analytics) - Utilização de análises preditivas e prescritivas para passar de uma abordagem reativa para uma mais proativa.
  • 3.

    Análise de impacto — Compreensão do impacto dos sinais do ecossistema digital na cadeia de suprimentos da empresa.
  • 4.

    Modelagem de cenários — Simulação de diferentes cenários para fornecer uma resposta inteligente adequada.
  • 5.

    Resposta colaborativa — Conexão e colaboração no ecossistema 
  • 6.

    Inteligência artificial — Estabelecimento de um maior grau de automação por meio de inteligência artificial/aprendizado de máquina (IA/ML)

As ofertas de Torres de Controle tradicionais não foram projetadas para lidar com esses requisitos, muito menos se destacar na execução deles. Sistemas legados que foram originalmente desenvolvidos para uso local (on-premise) têm algumas dessas funções, mas geralmente são isolados e com diversas customizações adicionais, proporcionando, às vezes, uma visão suficientemente boa do desempenho em tempo real por meio de integrações frágeis.

Tornar os resultados reais hoje

O o9 Digital Brain, como uma plataforma nativa de nuvem de IA/ML, é capaz de todas essas coisas, além de fornecer nossa oferta de Enterprise Knowledge Graph (EKG), que é um repositório vivo que coleta milhares de conjuntos de dados externos e intui seu impacto nativamente nos dados organizacionais, fornecendo uma análise precisa em tempo real das condições de mercado e dos impactos no desempenho.

Cada departamento tem suas necessidades atendidas ao adotar uma solução de planejamento poderosa, de baixo custo e baixa complexidade que incorpora as necessidades do CIO lidando com restrições de pessoal, do CFO e equipe financeira, bem como as necessidades de um Chief Supply Chain Officer (CSCO) que deseja atender aos SLAs dos seus clientes. Todos podem trabalhar a partir de uma plataforma comum para alcançar o objetivo comum de fazer avançar a organização.

Para obter informações mais detalhadas e focadas na indústria sobre Torres de Controle da Cadeia de Suprimentos, faça o download de um de nossos whitepapers, leia nosso próximo blog "Os 9 benefícios que uma Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos fornece", ou solicite uma demonstração.

Leaders gartner banner image

Gartner® Magic Quadrant™ 2023

o9 Solutions recognized as a Leader in the 2023 Gartner® Magic Quadrant™ for Supply Chain Planning Solutions. Download for free the full Magic Quadrant.

About the author

o9 Solutions The Digital Brain Platform

o9 Solutions

The Digital Brain Platform

o9 Solutions is a leading AI-powered platform for integrated business planning and decision-making for the enterprise. Whether it is driving demand, aligning demand and supply, or optimizing commercial initiatives, any planning process can be made faster and smarter with o9’s AI-powered digital solutions. o9 brings together technology innovations—such as graph-based enterprise modeling, big data analytics, advanced algorithms for scenario planning, collaborative portals, easy-to-use interfaces and cloud-based delivery—into one platform.

Resources

View our related articles, white papers, use cases & videos

article16 min

Day 1 Recap: aim10x digital 2024

by o9 Solutions
Day 1 recap web banner 920x1080px
article8 min

The Takeaways from aim10x Bangkok 2024

by Stijn-Pieter van Houten
Hero image blog page
article10 min

Allocation Planning Explained

by o9 Solutions
O9 blog what is allocation planning header
White Paper

Transformative IBP - Driving consequential decision-making across functions

O9 ibp white paper directors mockup
article4 min

Unifying a Scattered IT Landscape: o9’s Solution for Seamless Integration

by Stijn-Pieter van Houten
O9 mof blog unifying a scattered it landscape o9’s solution for seamless integration header
article3 min

How o9 Transforms Disparate ERP Systems into Unified Insights

by Stijn-Pieter van Houten
O9 mof blog bridging erp gaps header
article15 min

Day 2 Recap: aim10x digital 2024

by o9 Solutions
Day 2 recap web banner 920x1080px
video58 min

AI-driven capabilities to transform planning, decision-making & collaboration across manufacturing organizations

Ai driven capabilities to transform planning, decision making & collaboration across manufacturing organizations thumbnail
article7 min

Os 9 benefícios que uma Torre de Controle da Cadeia de Suprimentos fornece

by o9 Solutions
Control tower blog header
White Paper15 min

Supply Planning: Key Capabilities for Effective Decision-Making

O9 whitepaper supply planning mockup 2
White Paper

Transformative IBP: the Executive Guide

O9 ibp white paper short version mockup
video7 min

The o9 Cybersecurity Advantage: Unlocking the Secrets of Top-Ranked Security

Auto draft thumbnail